VR Advocacia
…
BLOG
.
.
O novo programa do Faustão estreará na Band na próxima semana com diversos quadros já conhecidos pelo público. No entanto, diversas expressões com o seu nome precisaram ser adaptadas para evitar um embate jurídico com a Globo.
Vejamos o porquê…
O registro de marca assegura o direito de propriedade e uso exclusivo da marca em todo o território nacional pelo período de 10 anos, que pode ser renovado por períodos iguais e sucessivos.
Pois bem, “Domingão do Faustão” é uma marca registrada pela Globo desde 1989.
Em 2018, a Globo entrou novamente com o pedido de renovação dessa marca. Contudo, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável pelo registro, inicialmente rejeitou o pedido.
Anota aí:
Não são registráveis como marca pseudônimo ou apelido notoriamente conhecidos, nome artístico singular ou coletivo, salvo com consentimento do titular, herdeiros ou sucessores.
O pedido foi rejeitado porque a Globo não apresentou uma autorização assinada pelo Faustão.
Mas aí…
Em março de 2019, a Globo enviou essa autorização ao INPI e o recurso foi para análise.
Em maio de 2021, foi concedido o registro à emissora.
No entanto, naquela época, Faustão ainda não havia encerrado o contrato com a Globo e nem mesmo havia projeção sobre a sua saída.
Ou seja, a Globo é proprietária e detém uso exclusivo da marca “Domingão do Faustão” até 2031.
Além da marca Domingão do Faustão, também estão sob domínio da Globo os quadros:
Logo, sendo a Globo proprietária de vários registros que levam a marca Faustão, a Band se viu obrigada a renomear seus quadros:
Fato é que a Globo não vai mais utilizar a marca Faustão, tanto que renomeou o programa com a entrada do Luciano Huck. No entanto, ela pode criar grandes impasses a fim de atrapalhar a vida da Band.
Nos dias atuais, a importância de ter a sua marca registrada se torna ainda maior. Afinal, grandes marcas estão apostando cada vez mais no marketing feito por influenciadores digitais, blogueiras e youtubers.
Em razão disso, os próprios influenciadores tornam-se uma marca e com isso passam a ter um nome e uma reputação a zelar.
Registrar sua marca é a garantia de segurança e tranquilidade para investir seu tempo naquilo que realmente importa. Afinal, com a sua marca registrada você tem armas legais para combater a concorrência desleal e o plágio.
Do contrário, você terá que lidar com as cópias, continuar perdendo vendas e, ainda pior, correr diariamente o risco de perder o direito de uso da marca para um de seus concorrentes.
Como no caso do Faustão que não possui o direito de utilizar com exclusividade o seu próprio nome e nem mesmo atrelar o próprio nome a nenhum outro dia da semana, caso quisesse.
Ou seja, não pode existir um “Sabadão do Faustão” ou “Sexta com Faustão”, uma vez que o “Domingão do Faustão” pertence à Globo. Se isso acontecer, a Globo terá o direito de contestar o uso e desencadear uma batalha judicial longa e cara com o comunicador.
Já imaginou perder a sua marca, depois de tantos esforços, tempo e dinheiro investidos? Pois é, não corra mais esse risco! Procure o apoio de uma equipe jurídica especializada, que poderá tornar o procedimento de registro mais tranquilo e seguro. Afinal, menos tempo se afligindo com questões burocráticas, significa mais tempo investindo no seu negócio! Conte conosco nesta caminhada! E se ainda ficou alguma dúvida, mande-nos uma mensagem!
Leia também:
Receba conteúdos exclusivos!
.
Copyright © 2021 Viviane Resende Advocacia
Todos os direitos reservados
Belo Horizonte – Minas Gerais