BLOG

.

.

09 razões para investir no registro de marca

Você já deve ter ouvido falar de pessoas que, quando decidiram registrar as suas marcas, depararam-se com marcas idênticas já registradas e, em razão disso, perderam o direito de usá-las. Este cenário é mais comum do que você imagina! Logo, para que esse cenário não se repita com você, veja a seguir 09 razões para investir no registro da sua marca agora!

1. PROTEÇÃO JURÍDICA: 

Quando o registro da marca não acontece, a qualquer momento a empresa pode ser impedida de utilizá-la, em decorrência de outra pessoa ter requerido e garantido primeiro o registro. Isso pode acontecer porque o processo de registro de uma marca respeita o princípio da anterioridade, ou seja, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) analisa o pedido protocolado primeiro, independente do tempo de mercado.

Com o registro você tem segurança e tranquilidade para cuidar do seu negócio e promover uma marca que realmente é sua, pois, o registro assegura que nenhuma outra empresa, do seu mesmo segmento, terá uma marca igual. Logo, buscar a proteção da marca junto ao INPI evita o risco da sua empresa receber notificações extrajudiciais, sofrer ações judiciais e penalidades por uso indevido de marca.

2. EXCLUSIVIDADE: 

A marca registrada garante ao seu titular o direito de uso exclusivo no território nacional em seu ramo de atividade econômica pelo período de dez anos, a partir da data da concessão. Caso alguém utilize a sua marca, propositalmente ou não, sem a sua autorização expressa, você pode enviar uma notificação extrajudicial solicitando à outra pessoa que suspenda o uso imediatamente, sob pena de poder obter indenização pelo uso indevido da marca.

3. CREDIBILIDADE NO MERCADO: 

Uma marca registrada é vista com bons olhos perante o público consumidor, principalmente pelo fato de transmitir segurança, diferenciação, confiança e credibilidade. Assim, o registro acaba transformando-se em argumentos de vendas e também de fidelização dos clientes. Especialmente para as pequenas empresas, registrar a marca pode conferir uma enorme vantagem competitiva perante consumidores e concorrentes. Afinal, o registro agrega valor e notoriedade à marca! 

4. PROTEÇÃO CONTRA CÓPIAS E DISTRIBUIÇÕES ILEGAIS:

Após o registro e com a titularidade da marca, a empresa detém prerrogativas legais para impedir que terceiros não autorizados utilizem a marca evitando, portanto, riscos de cópias e distribuições ilegais. No entanto, caso o uso indevido da marca persista, na posição de titular da marca violada, a sua empresa pode buscar uma ordem judicial para que o infrator cesse definitivamente o uso da marca.

Além disso, a autoridade judicial pode ordenar que os produtos e os materiais utilizados para a fabricação desses produtos e campanhas de marketing (desenvolvimento da logo, identidade visual, fachada, embalagens, brindes, cartões de visita, site, comunicação nas redes sociais, propagandas impressas, anúncios pagos, entre outros) sejam destruídos ou retirados do mercado, sem qualquer tipo de compensação financeira ao infrator.

5. CUSTOS MENORES:

Muitas empresas deixam de realizar o registro de marca em razão dos custos envolvidos. No entanto, caso uma outra empresa registre a marca, todos os investimentos para o reconhecimento da marca terá sido em vão e, com sorte, ela não precisará indenizar o real proprietário da marca pelo seu uso indevido.

Quando falamos de empresas com anos no mercado, os custos podem ser ainda maiores, tendo em vista todo esforço que precisará ser feito para consolidar um novo nome no mercado, bem como todos os custos que a empresa precisará arcar para desenvolver a nova marca.

6. PATRIMÔNIO: 

A marca possui valor econômico, além de ser considerada um dos ativos mais importantes de uma empresa. Quando registrada, ela se torna um bem, um patrimônio da empresa e sobre ela é possível obter lucros, através da venda, licenciamentos e franquias. Portanto, assim como um imóvel pode ser negociado e comercializado através de um contrato de compra e venda, a transferência de uma marca também é feita desta forma.

7. POSSIBILIDADE DE LICENCIAMENTO:

O licenciamento de marcas é um grande passo para uma empresa crescer e ganhar ainda mais notoriedade no mercado. Somente marcas registradas podem ser licenciadas, ou seja, concedidas para que terceiros explorem seus produtos ou serviços, mediante uma remuneração por royalties. Assim, a detentora da marca ganha uma porcentagem da venda, os royalties, e a empresa que está usando a marca ganha ao agregar valor ao produto ou serviço.

8. POSSIBILIDADE DE ABRIR FRANQUIAS:

A franquia é uma das formas diretas de gerar mais lucro para um negócio. No entanto, para uma empresa se transformar em uma franquia, necessariamente ela precisa ter uma marca registrada. A marca é um dos principais ativos utilizados na franquia. Logo, quem obtém o registro da marca já está a um passo a frente no processo de abrir franquias e filiais.

9. ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS:

Uma marca registrada transmite credibilidade e isso reflete diretamente na atração de capital de investidores interessados no negócio, especialmente startups que necessitam de capital externo para viabilizar ou escalar suas operações. Assim como o público consumidor, os investidores valorizam as empresas que passam mais segurança, logo, a preferência vai para aquelas que possuem o registro.

Já imaginou perder a sua marca, depois de tantos esforços, tempo e dinheiro investidos? Pois é, não corra mais esse risco! Procure o apoio de uma equipe jurídica especializada, que poderá tornar o procedimento de registro mais tranquilo e seguro, evitando possíveis entraves com o INPI. Afinal, menos tempo se afligindo com questões burocráticas, significa mais tempo investindo no seu negócio! Conte conosco nesta caminhada! E se ainda ficou alguma dúvida, mande-nos uma mensagem!

Leia também:

Receba conteúdos exclusivos! 

.

ENTRE EM CONTATO

contato@vivianeresende.adv.br

+55 (31) 9 9833-2977

Atendimento em todo Brasil

 

...

Copyright © 2021 Viviane Resende Advocacia

Todos os direitos reservados

Belo Horizonte – Minas Gerais


...

...