BLOG

.

.

LGPD e startups: sem adequação, sem investimento

Sabemos que, com frequência, as startups necessitam de capital externo para viabilizar ou escalar suas operações. Angariar novos investimentos é um evento usual e necessário para o crescimento do negócio. No entanto, se a sua empresa não estiver adequada à Lei Geral de Proteção de Dados, é bem provável que você tenha muito mais dificuldade em conquistar novos investidores.

CASO: SHARK TANK BRASIL

Um exemplo que ilustra esse cenário aconteceu em um dos episódios do programa de televisão Shark Tank Brasil. Nesse programa, empreendedores apresentam suas ideias esperando receber de um dos grandes empresários, os tubarões, um investimento financeiro.

No episódio em questão, o empreendedor, em busca de um investimento de R$ 2 milhões, é idealizador de uma startup que atua na área de varejo com um equipamento que aborda as pessoas, coleta informações e oferece amostras grátis de produtos. Estar em conformidade com a LGPD foi uma das condições para que João Appolinário, fundador da Polishop, aceitasse investir no negócio. Ou seja, o recebimento do investimento foi condicionado à adequação do negócio a LGPD.

ENTENDA MELHOR OS IMPACTOS

Investir em uma empresa, especialmente em startups, dotadas de extrema incerteza, é uma atividade de considerável risco para o investidor. Além do risco natural do negócio, não há motivos para que o investidor arrisque injetar recursos em uma empresa que pode trazer grandes prejuízos e responsabilizações em relação à falta de proteção de dados.

Pensar em proteção de dados passou a ser um critério decisivo para que investidores aportem ou não capital em uma empresa. Afinal, os riscos atinentes à LGPD, além de diminuir sua atratividade em angariar investimentos, podem interferir na percepção que o mercado tem da empresa e impactar negativamente no valor da marca e no valor de mercado.

Além disso, a falta de adequação à LGPD pode ensejar perda de clientes e parceiros comerciais, perda de espaço de mercado e competitividade, perda de grandes contratos e oportunidades, como também oportuniza processos judiciais e penalidades administrativas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Vale lembrar que a confiança dos clientes e a percepção que o mercado tem da sua empresa compõe valor a sua marca. Logo, marcas que prezam pela privacidade e proteção dos dados possuem um valor agregado maior. Portanto, se a empresa quer manter uma vantagem competitiva e se manter no mercado ela precisa se adequar.

COMO SABER SE A EMPRESA ESTÁ REALMENTE ADEQUADA À LGPD?

O investidor, entre outras formas, poderá verificar se o negócio está adequado à legislação solicitando a documentação necessária como, por exemplo, contratos, relatórios, políticas e medidas de segurança implementadas, ou até mesmo através de uma due diligence.

A due diligence pode ser definida como uma diligência prévia que se faz para o levantamento detalhado de informações de uma empresa, geralmente com foco em uma possível negociação, para que se possa ter maior segurança na realização de uma transação importante.

A partir da due diligence é possível identificar as principais oportunidades e riscos do negócio, assim, o investidor consegue ter uma análise detalhada da real situação da empresa. Nesse sentido, a due diligence permite que o investidor tome decisões mais conscientes e assertivas em relação à possibilidade e segurança do investimento.

Nesse cenário, a tendência é que a due diligence de proteção de dados e privacidade ganhe cada vez mais protagonismo nas fases de pré-investimento e investimento. Portanto, passar segurança ao investidor facilitará ainda mais a captação de recursos para a sua startup. Quanto mais segurança o investidor enxerga no negócio, no empreendedor e na equipe, maior a chance dele aportar o capital. 

A ESCOLHA É SUA, EMPREENDEDOR!

Você prefere encarar uma due diligence com meia dúzia de documentos padronizados da internet? Ou, ter em mãos um programa estruturado de adequação à LGPD com toda a documentação necessária? Mesmo que o programa ainda esteja em andamento, certamente, a imagem que se passa é muito diferente do cenário anterior.

É fácil notar que empresas de inovação e tecnologia, devem buscar, com urgência, conformidade com a legislação, ganhando a confiança do mercado e dos investidores. Que tal colocar a mão na massa e adequar quanto antes sua empresa? Estamos à disposição para te apoiar na caminhada de adequação do seu negócio à LGPD. Caso você ainda tenha dúvidas sobre esse assunto e queira continuar conversando com a gente a respeito, entre em contato!

Leia também:

Receba conteúdos exclusivos! 

.

ENTRE EM CONTATO

contato@vivianeresende.adv.br

+55 (31) 9 9833-2977

Atendimento em todo Brasil

 

...

Copyright © 2021 Viviane Resende Advocacia

Todos os direitos reservados

Belo Horizonte – Minas Gerais


...

...